Um dos RPGs mais aclamados de 2025, Clair Obscur: Expedition 33 surpreendeu com vendas de mais de 3,3 milhões de cópias em tempo recorde — e tudo isso com um orçamento muito menor do que os fãs poderiam imaginar!
A informação foi revelada por Matthew Handrahan, diretor de portfólio da editora Kepler Interactive. “Se você pedir para 10 pessoas adivinharem o orçamento, todas errariam”, afirmou, destacando que títulos como Mirror’s Edge e Vanquish provavelmente custaram mais para serem desenvolvidos.
Expedition 33, desenvolvido pelo estúdio Sandfall Interactive, teve uma equipe central de cerca de 30 pessoas, trabalhando ao longo de quatro anos, além de suporte externo e da editora. Mesmo assim, conseguiu superar a marca dos três milhões de unidades vendidas, tornando-se um dos maiores sucessos do ano.
O segredo do sucesso: criatividade acima de orçamento
François Meurisse, produtor do jogo, também reforçou que a maioria das estimativas sobre o orçamento de Expedition 33 está bem acima da realidade. “Já vi muitas suposições, todas maiores do que o valor real”, declarou.
Esse feito levanta uma discussão importante na indústria: a necessidade de repensar os altos custos de desenvolvimento de jogos. “Tem havido muita irresponsabilidade na indústria”, alertou Handrahan. “Alguns jogos gigantes como GTA 6 vão se pagar, mas muitos outros, feitos com orçamentos absurdos, acabam fracassando e gerando demissões em massa.”
- Você também pode se interesar: Segundo trailer de GTA 6 revela protagonistas, detalhes da trama e nova previsão de lançamento
- Você também pode se interesar: Clair Obscur: Expedition 33 Bate 1 Milhão de Cópias Vendidas em Apenas 3 Dias, um verdadeiro tapa na cara de grandes estudios!
- Você também pode se interesar: Clair Obscur: Expedition 33 Pode Chegar ao Nintendo Switch 2, Revela CEO da Desenvolvedora
Orçamento baixo, impacto alto
Apesar de um orçamento modesto, Clair Obscur: Expedition 33 entregou uma experiência criativa e ousada, que conquistou crítica e público. O jogo se junta a outros exemplos de produções “Triplo I” — ou seja, projetos de médio porte, mas com qualidade digna de títulos AAA.
A comparação com clássicos como Mirror’s Edge e Vanquish não é à toa: todos compartilham a essência de apostar em inovação, mesmo fora das cifras exorbitantes dos blockbusters.
O que esperar do futuro?
O sucesso estrondoso de Clair Obscur: Expedition 33 que surpreendeu com suas vendas que é de dar inveja em muitos estudios grandes que tem por ai só mostra que a industria tem que mudar a foramn como se faz jogos, então quem sabe com esse sucesso todo agora pode abrir caminho para uma nova era na indústria, onde qualidade, criatividade e gestão eficiente de recursos se sobreponham à cultura de gastos desenfreados.
E você, acredita que a indústria precisa repensar seus orçamentos ou os superproduções ainda são o futuro?
1 thought on “Clair Obscur: Expedition 33 surpreendeu com vendas milionárias e orçamento “inacreditavelmente” baixo”